transempregos

  • quem somos

    Um pouco sobre nossa história

  •  

Dra. Márcia Rocha (conheça mais AQUI)

 

Laerte Coutinho (conheça mais AQUI)

 

Maite Schneider (conheça mais AQUI)

Dra. Ana Carolina Borges (conheça mais AQUI)

 

 

Em 2009, em um evento de militância em Curitiba, organizado por Maite Schneider e Grupo Esperança, juntam-se além de Maite - a cartunista Laerte Coutinho, a advogada travesti Dra. Márcia Rocha (1ª a conseguir usar de nome social na OAB - ver matéria AQUI) e a psicanlista transgênera Dra. Letícia Lanz (autora do livro "O corpo da roupa") e percebendo a dificuldade de entendimento das especifidades das pessoas TRANS, bem como os estigmas e preconceitos referentes ao assunto, fundam a ABRAT - Associação Brasileira de Transgêneros.

A ABRAT surge com o intuito de trabalhar com enfoque em EDUCAÇÃO e INFORMAÇÃO para os meios acadêmicos, midiáticos e também para a sociedade civil em geral.

Percebemos com o tempo, que estas não eram as únicas necessidades que assolavam pessoas TRANS, e tornou-se muito presente a questão da dificuldade, e até mesmo falta de inclusão desta populção no que tange a questão da EMPREGABILIDADE.

Em 2013, é criado o projeto TRANSEMPREGOS, para que atuássemos junto ao corporativismo e fizéssemos a ponte e inserção de pessoas trans e o mercado de trabalho formal Dra. Márcia Rocha, que também é empresária, e tendo contato com várias empresas, junta-se a outras pessoas importantes nete inicio como Paulo Bevilacqua, João Nery, Dennis Ramos, Denilson Costa, Rachel Rocha, Heloísa Alves e Daniela Andrade - o projeto começa então sua história com o intuito de garantir emprego e dignidade para vários cidadãos e cidadãs que eram excluídos do processo de seleção das empresas brasileiras, pelo simples fato de terem uma identidade e/ou orientação diferente da maioria das outras pessoas.

Inicialmente, o TRANSEMPREGOS, tinha como trabalho inicial, juntar currículos de pessoas TRANS do Brasil inteiro e apresentá-los nas empresas para possíveis contratações. Não buscamos vagas exclusivas para pessoas Trans, mas inclusivas, e que estas pessoas pudessem ser analisadas pelo RH das empresas e que não sofressem preonceitos e discriminações neste processo, só por conta de sua identidade de gênero.

Com o tempo e experiência, fomos percebendo que esta ação não era suficiente, pois as empresas não possuíam muitas vezes, um ambiente acolhedor e que entendesse e respeitasse a diversidade que almejava incorporar no seu dia-a dia.

Começamos um segundo passo, no sentido de capacitar e ajudar a construir este ambiente de trabalho mais humano e que fosse mais inclusivo para as diversidades que existem na vida e permeiam toda a humanidade. Acreditamos que nossa maior igualdade seja a diversidade, e este é um dos pontos de partida para este nosso trabalho de sensibilização e capacitação junto às empresas parceiras do TRANSEMPREGOS.

Atualmente, além destas funções, ajudamos também empresas que querem fazer mudanças no entorno da sociedade que vivemos. Várias empresas que já trabalham como parcerias e amigas do TRANSEMPREGOS, querendo faazer algo a mais do que discutir e executar a empregabilidade para pessoas TRANS, desejam ir além deste ponto e ajudamos a construir projetos e ações para que esta mudança possa acontecer. Alguns exemplos destes projetos e ações que desesenvolvemos:

* Parceria com a multinacional ATENTO (através do projeto Atentos ao Futuro LGBT+) - onde fizemos capacitações várias para pessoas TRANS, na Casa Florescer (uma casa de acolhida somente com pessoas transgêneras em situação de vulnerabilidade social) com certificação no final, abordando temas como: Comunicação, Gestão Financeira, Ética e Cidadania, Informática e Empregabilidade. (Veja mais AQUI)  

* Parceiria com o FESTIVAL PATH - que através do TRANSEMPREGOS, fez o recrutamento, seleção e treinamento e pode inserir 20 monitores TRANS dentro do maior festival de inovação e criatividade que existe em São Paulo (veja mais AQUI)

* Parceria com GOOGLE e RME (Rede Mulher Empreendedora) para execução, preparação e empoderamento de 100 mulheres transexuais para o mercado de trabalho, com treinamento e certificações do GOOGLE e com dois dias de execução.

 

Atualmente, o TRANSEMPREGOS, atua destas maneiras, além das das palestras em escolas e universidades por todo o Brasil, conceder entrevistas e ajudar em outros projetos de diversidade, abordando a transversalidade em temais como: etnia, raça, gênero, PCD, refugiados, pessoas MATURE (com mais de 50 anos) e outros.

Se quiser saber mais pode nos procurar e ficarmos felizes em unir forças para construção de um mundo melhor e verdadeiramente mais inclusivo. Acesse nossa página de contato, clicando AQUI

 

Copyright(c) TRANSEMPREGOS 2018
Designed by:Maite Schneider